40 anos do Cessna Caravan: O Legado do Trator dos Ares na Amazônia

40 anos do Cessna Caravan: O Legado do Trator dos Ares na Amazônia

 

Cessna Caravan

Fizemos um levantamento de quantos Cessna Caravan estão registrados em operação na Amazônia, confira!

Uma das aeronaves mais emblemáticas da região amazônica, o Cessna Caravan comemora 40 anos de atuação no mundo todo. O modelo se tornou referência e é amplamente adotado para operações complexas em locais com baixa infraestrutura, mas com grande demanda por transporte. 

O Cessna 208 Caravan é uma aeronave monomotora turboélice, de asa alta e trem de pouso fixo, desenvolvida nos Estados Unidos pela Cessna Aircraft. Seu primeiro voo ocorreu em 1982, e a certificação foi obtida em 1984. Projetado para ser versátil, o Caravan também pode ser adaptado para operações anfíbias com a instalação de flutuadores.

 

Caravan Anfíbio

Capaz de transportar até 9 passageiros em sua configuração padrão, ou até 14 ocupantes em versões certificadas para operação de táxi-aéreo com alta densidade, o Caravan traz uma cabine espaçosa e modular, o que também permite configurações para carga, evacuação aeromédica e transporte misto (carga + passageiros).

 

Já a versão Grand Caravan EX oferece maior capacidade de carga útil, podendo transportar mais de 1.400 kg, com alcance de até 1.900 km dependendo da carga e condições de voo. Essas características fazem do Caravan uma das aeronaves mais eficientes em operação em regiões remotas como a Amazônia.

Quem opera essa máquina sabe do potencial e coleciona boas memórias. Para Lucas Adriel, que já possui mais de 7.000 horas no modelo, a aeronave é mais do que um apoio logístico, é segurança e conforto para quem dela precisa. “Hoje, com toda a tecnologia embarcada, o Caravan se tornou uma aeronave muito mais confortável para os passageiros e tripulantes — seja pelo radar meteorológico, seja pela performance. Esta última foi aprimorada em meados de 2014, quando o modelo passou a contar com um motor mais potente, de 867 HP, diferente dos 675 HP das versões anteriores, que não recebiam a designação EX”, enfatiza Adriel. 

Cmte. Lucas Adriel - Caravan EX“Comecei a voar o Caravan em 2015, saindo direto do aeroclube para essa aeronave incrível, que piloto até hoje.”

Comandante Lucas Adriel

 

Segundo levantamento realizado pelo portal Aviação Amazônia, com dados disponibilizados pelo Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), há mais de 50 aeronaves Caravan em suas mais diversas variações voando pelos céus da região Norte. Para acessar o levantamento você pode baixar, clicando aqui. 

Fotos: Aviação Amazônia / Rodrigo Dantas.

Gostou! então compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe seu comentário

Assuntos Relacionados

Aeroclube do Amazonas: 85 Anos Formando Pilotos e Impulsionando a Aviação

EXCLUSIVO: PORTAL AVIAÇÃO AMAZÔNIA COBRE CHEGADA DO AIR FORCE ONE A MANAUS

Anac libera operação de jatos em Parintins após exigências cumpridas

Piloto encontrado vivo após acidente aéreo em Roraima; família agradece apoio

Vaga de Gerente Operacional de Cargas Aéreas Aberta em Manaus

Santarém sedia o 1º Seminário de Segurança na Aviação em Áreas Remotas da Amazônia