
Azul Linhas Aéreas e Copa Airlines ampliam rotas internacionais e conectividade com a capital amazonense, com foco em destinos estratégicos da região.
Durante o primeiro dia da 3ª Convenção de Turismo do Amazonas, realizada entre 16 e 17 de maio, representantes das companhias aéreas Azul Linhas Aéreas e Copa Airlines compartilharam suas expectativas para impulsionar o turismo internacional, partindo de Manaus para diversos destinos estratégicos no Brasil e no exterior. O evento, que reuniu empresários e autoridades locais, destacou as novas rotas internacionais e o fortalecimento da conectividade aérea, com foco em destinos da Amazônia.
Paula Levy, representante da Azul Linhas Aéreas, destacou a expansão internacional da companhia, com novas rotas para Madrid e retorno ao Porto, além de conexões diárias para Lisboa e Paris, saindo de Campinas. “A Azul continua a ampliar suas operações internacionais, conectando Manaus a mercados importantes na Europa e nos Estados Unidos, além de oferecer destinos sazonais como Bariloche e Mendoza, na Argentina, e Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai”, afirmou Paula Levy.

A Azul também apresentou suas operações diárias para Campinas, com voos a partir de Manaus nos horários da madrugada, 11h30 e 16h, além de voos diretos para Recife e Confins, facilitando conexões internacionais. Levy ressaltou a importância de Manaus para a malha aérea da companhia e as parcerias estratégicas com TAP, JetBlue, Lufthansa e outras, possibilitando conexões diretas com destinos dos EUA e Europa. Sobre as parcerias e voos charters, acrescentou que aeronaves do modelo 767 e 777 serão operadas em parceria com a EuroAtlantic e aeronaves modelo A330 serão operadas em parceria com a Hifly, ambas contando com apoio da tripulação brasileira.
Por sua vez, Luiz Fabiano Dias, executivo de vendas da Copa Airlines no Brasil, destacou a expansão das operações da Copa com voos diários partindo de Manaus para Cidade do Panamá, importante hub da companhia na América Central. A Copa Airlines projeta, até 2029, a ampliação da frota com 155 aeronaves Boeing 737 MAX, reforçando sua presença na região amazônica e conectando Manaus a mais de 30 destinos internacionais.

“Com o stopover no Panamá, o passageiro tem a opção de ficar entre 24h e 7 dias, sem custos adicionais na tarifa, apenas pagando as taxas de embarque locais. A Copa Airlines tem como meta não apenas aumentar o número de brasileiros que visitam o Panamá, mas também fortalecer o turismo panamenho com a parceria do governo local”, afirmou Luiz Fabiano Dias.
Operação de Jatos em Parintins:
Mesmo após os anúncios de liberação para uso de jatos em Parintins, a Azul Linhas Aéreas ainda não tem previsão para escalar os Embraer 195 da frota para essa rota, operando apenas com o ATR-72 para atender à demanda durante o festival, dado o tempo limitado e as questões logísticas internas da companhia que inviabilizam o uso de jatos até o momento.

A ampliação das opções de voos internacionais e a atualização das frotas, com aeronaves de última geração, garantem maior eficiência, segurança e conforto para os passageiros, além de consolidar Manaus como um ponto estratégico para o turismo e os negócios, conectando a Amazônia com o mundo.










