Após meses de inatividade, aeronave da Levu Air Cargo decola de Manaus com destino a São José dos Campos para manutenção, enquanto a companhia enfrenta desafios operacionais.
Neste sábado (10), a aeronave da Levu Air Cargo, um Airbus A321F (PS-LVU), foi trasladada de Manaus para São José dos Campos, onde passará por manutenção programada na DIGEX. O voo foi realizado com o apoio de uma empresa contratada para operar o trecho até o Aeroporto de Viracopos, em São Paulo. O procedimento faz parte do processo de recuperação da aeronave, que está fora de operação desde dezembro de 2024, após um voo vindo de Recife.
O cargueiro, que enfrentou 17 panes identificadas em fevereiro de 2025, será submetido a reparos essenciais para garantir sua segurança e aeronavegabilidade antes de uma possível retomada das operações. A preparação para o traslado teve início no dia 03 de maio de 2025 e durou cerca de cinco dias.
Parado no pátio do Aeroporto Eduardo Gomes (SBEG), o A321F é fruto de uma parceria com a SmartLynx, que recentemente anunciou uma possível redução em sua frota cargueira. Com isso, cresce a possibilidade de o jato ser devolvido ao seu lessor, a Cross Ocean Partners.
A Levu Air Cargo, que depende desta única aeronave para o transporte de cargas destinadas à Zona Franca de Manaus e a mercados internacionais como Estados Unidos, União Europeia e Mercosul, enfrenta um cenário desafiador. A empresa busca soluções para superar a paralisação prolongada, as dificuldades financeiras e os entraves regulatórios junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), visando a retomada plena de suas operações.
Acompanhe com o Aviação Amazônia as imagens inéditas do primeiro voo da aeronave da Levu, após meses parada no Aeroporto de Manaus, clicando aqui.











