A Assessoria de Segurança de Voo (ASEGVOO) da Base Aérea de Porto Velho (BAPV) organizou, nos dias 9 e 10 de julho, o 2º Congresso de Segurança de Voo de Rondônia. O evento, realizado na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO), reuniu um público bastante heterogêneo, com cerca de 200 participantes, entre militares da Guarnição de Porto Velho e representantes de diversos segmentos da aviação, com a finalidade de debater sobre os desafios atuais e inovações que moldarão o futuro da aviação.
Destacou-se a presença de Unidades de Aviação das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros dos Estados de Rondônia, Amapá e Distrito Federal. Também participaram instituições da Aviação Civil, como LATAM Airlines, Azul Conecta, Ortiz Táxi Aéreo, RIMA Aviação, Embraer, Helimarte Táxi Aéreo, o Aeroclube de Porto Velho, a Prefeitura Municipal de Porto Velho e a VINCI Airports (Porto Velho Airport), evidenciando o caráter integrador do congresso.
O Comandante Bonnett, Gerente de Investigações da Embraer, abriu os trabalhos com uma palestra sobre como a atitude pessoal de cada profissional pode ser determinante para a segurança dos voos. “Não são apenas os manuais que garantem voos seguros, mas sim a mentalidade de cada pessoa envolvida na operação”, destacou o especialista, chamando a atenção para casos reais onde pequenas decisões fizeram a diferença entre o acidente e a operação segura.
A tecnologia ocupou lugar central nas discussões do Comandante Vinícius, Sócio-Fundador da NexAtlas, que apresentou uma análise detalhada sobre os Electronic Flight Bags (EFBs), mostrando como essas ferramentas digitais vêm revolucionando a atividade aeronáutica. Segundo o Comandante Vinícius, “O EFB já deixou de ser um simples substituto do papel para se tornar um sistema integrado de gestão de voo”. Em sua segunda apresentação, o especialista projetou o futuro dessas tecnologias, antecipando a integração com inteligência artificial e sistemas preditivos de segurança.
Os riscos na manutenção aeronáutica foram abordados pelo Capitão Aviador Jung, Chefe da Supervisão Técnica do GLOG-PV, que apresentou uma metodologia para análise de riscos durante os processos de “fazer voar”. Com exemplos práticos, demonstrou como pequenos detalhes nas inspeções podem prevenir grandes incidentes.
O segundo dia do evento também foi marcado por apresentações técnicas de grande relevância. O Comandante Cerqueira, da Ortiz Táxi Aéreo, compartilhou vivências marcantes de sua carreira, com destaque para sua atuação voando as aeronaves C-130 Hércules e Boeing 727 durante a Guerra Civil Angolana. Na sequência, o Capitão Aviador Bunchaft, Chefe da ASEGVOO da BAPV, apresentou a inovadora metodologia de gerenciamento de risco de fauna desenvolvida na Unidade, que resultou na impressionante redução de 91% nas colisões de suas aeronaves com aves.
Já o Copiloto Diego Ribas, da LATAM Airlines, discutiu os impactos operacionais do ajuste incorreto de altímetro na fase de aproximação final, com foco nos riscos associados à RWY 01 de Porto Velho. Encerrando o congresso, o Comandante Rodrigo Suardi, da Azul Conecta, abordou a importância da cultura organizacional e da mentalidade de segurança nas operações, dando exemplos de sucesso do processo de transição da TwoFlex Aviation para a Azul Conecta.
“Essa iniciativa da BAPV se consolidou como um espaço essencial para atualização técnica, troca de experiências e elevação do nível de atenção nas atividades do dia a dia. O Congresso representou uma oportunidade valiosa para reforçar a cultura de prevenção e refletir sobre os rumos da segurança operacional na região Amazônica”, afirmou o Tenente-Coronel Aviador Leonardo Bezerra Salim, Comandante da Base Aérea de Porto Velho e supervisor do evento.












