Base Aérea de Porto Velho Promove Instrução de Corporate Resource Management, Enfatizando a Importância da Segurança Operacional na Aviação.
No dia 27 de março de 2025, a Base Aérea de Porto Velho (BAPV) sediou a Instrução de Corporate Resource Management (CRM), um treinamento essencial para a segurança operacional na aviação. Organizado pelo Capitão Aviador Bunchaft, Chefe da Assessoria de Segurança de Voo (ASEGVOO), o evento reuniu profissionais da área aeronáutica para aprofundar conhecimentos sobre a otimização de recursos humanos, técnicos e organizacionais no ambiente operacional.
A instrução contou com a participação de 77 profissionais, incluindo tripulantes das forças de segurança pública do estado de Rondônia, pertencentes às seguintes unidades: Gerência de Aviação do Estado (GAVE), Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (SAER) e Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar (GOA). Também estiveram presentes representantes de entidades da aviação civil, como Azul Conecta, Rio Madeira Aviação (RIMA), LATAM Airlines, Vinci Airports e a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO).

Durante o treinamento, os participantes tiveram acesso a uma programação abrangente, incluindo temas como estresse e fadiga, comunicação, dinâmica de tripulação, consciência situacional, processo decisório, gerenciamento de erros e ameaças e Single-Pilot Resource Management (SRM). Adicionalmente, foram promovidas atividades práticas, como a simulação de um cenário operacional baseado na aeronave C208B Grand Caravan.
O CRM desempenha um papel fundamental na redução de erros e no fortalecimento da segurança de voo, enfatizando a importância de competências não técnicas, como trabalho em equipe e liderança. O Comandante da BAPV, Tenente Coronel Aviador Leonardo Bezerra Salim, destacou a relevância da atividade: “Essa é uma importante iniciativa da ASEGVOO, no sentido de elevar a cultura de prevenção e a excelência operacional do estado, além de promover a integração do heterogêneo grupo de tripulantes que opera na região”.
Com informações da Assessoria.













