
Os Caças Gripen chegaram nesta segunda-feira (7), e já decolaram rumo à Colômbia.
Nesta terça-feira (8), dois caças F-39 Gripen E da Força Aérea Brasileira decolaram da Base Aérea de Manaus (BAMN) às 10h05, a caminho da Colômbia, onde participarão da F-AIR 2025, uma das maiores feiras de aviação da América Latina.
As aeronaves chegaram a Manaus ontem por volta das 13h e pernoitaram na BAMN, seguindo protocolo de preparação para o voo internacional. Os caças estão sendo acompanhados por um avião multimissão KC-390, que oferece suporte logístico, transporte de equipamentos e reforça a capacidade de translado de longo alcance da missão.
Esta é a primeira participação internacional dos Gripen brasileiros na F-AIR Colômbia, evento que acontece de 11 a 14 de julho no Aeroporto Internacional José María Córdova, em Rionegro. A feira reúne expositores e aeronaves civis e militares do mundo todo, sendo uma vitrine tecnológica para a indústria aeroespacial global.
Desenvolvidos em parceria entre a Saab e a Embraer, os caças F-39 Gripen E representam o que há de mais avançado na aviação de combate brasileira. Com radar AESA, capacidade de guerra eletrônica, integração digital e compatibilidade com armas inteligentes, os Gripen são os protagonistas do novo ciclo de modernização da FAB.
A presença brasileira no evento também reforça a estratégia de fortalecimento da indústria de defesa nacional e da cooperação internacional com países da América Latina, como a Colômbia.
É a segunda vez que os novos caças passam pela região Norte, marcando um momento histórico na presença militar brasileira na Amazônia.