CINDACTA IV debate segurança aérea durante Festival de Parintins

CINDACTA IV debate segurança aérea durante Festival de Parintins
CINDACTA IV

CINDACTA IV estima movimentação de mais de mil voos nos dias que antecedem o 58º Festival Folclórico de Parintins

 

Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA IV realizou, nesta quarta-feira (21/05), uma reunião para definir ações que serão executadas durante a ‘Operação Parintins 2025’. A ação terá duração de 12 dias, com início no dia 19 de junho e finalizará após o festival, no dia 01 de julho. No entanto, a equipe do CINDACTA IV chegará a Ilha a partir do dia 09 de junho, a fim de coordenar a instalação de todos os equipamentos necessários para o sucesso da operação.

A ‘Operação Parintins 2025’, coordenada pelo Oficial Superior Tenente-coronel Luiz Mário de Arruda Victório Júnior, contará com militares divididos em 2 equipes: técnica e operacional. Serão 12 profissionais técnicos das especialidades elétrica e eletrônica e 15 controladores de tráfego aéreo que vão trabalhar numa escala ininterrupta com turnos de 12 horas, cujo objetivo é prestar serviço contínuo às empresas aéreas e aeronavegantes que vão operar no Festival. Além disso, há pessoal na gestão, administração e logística, somando 38 militares envolvidos.

A expectativa é que haja a movimentação de mais de mil voos nos dias que antecedem o 58º Festival Folclórico de Parintins. No ano passado, cerca de 980 voos foram registrados ao longo dos 12 dias da Operação. A missão, realizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, por meio do CINDACTA IV, visa garantir a proteção do espaço aéreo do município para que turistas e torcedores possam viajar em segurança durante o período festivo.

“A reunião de coordenação serviu para informar todos os participantes de todas as regras que estarão em vigor naquele aeródromo no período do festival. O aeródromo normalmente opera com três movimentos aéreos semanais, mas no período festivo pode chegar a quase 100 movimentos diários”, salienta o Tenente-coronel engenheiro Gustavo Erivan Bezerra Lima, chefe da divisão técnica do CINDACTA IV.

Durante a reunião também foi esclarecido que os controladores selecionados para missão serão submetidos a um treinamento simulado no CINDACTA IV. Em seguida, desembarcarão na ilha no dia 16 de junho, quando será finalizado o treinamento in loco. Assim, a partir do dia 19, data do início da operação, todos os profissionais envolvidos estarão prontos para prestar um serviço de excelência à sociedade.

A reunião informou sobre os avisos de aeronavegantes – NOTAM, contendo informações essenciais para a segurança e regularidade da navegação aérea, abordando todas as alterações ou restrições que estarão em vigou durante o festival.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito de Parintins Mateus Assayag, o Capitão S. Carvalho, da Casa Militar, o vereador de Parintins Telo Pinto, além de representantes dos bois Caprichoso e Garantido, da Azul Linhas Aéreas, do aeroporto Júlio Belém, localizado no município de Parintins, de empresas de Táxi Aéreo do Amazonas e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Fonte: Seção de Comunicação Social – CINDACTA IV
Foto: FAB

Gostou! então compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe seu comentário

Assuntos Relacionados

Grupamento Aéreo do Pará Homenageia Piloto por Tempo de Serviço Prestado

Santarém sedia o 1º Seminário de Segurança na Aviação em Áreas Remotas da Amazônia

Amazônia celebra os 49 anos do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

Base Aérea de Porto Velho Realiza Instrução de Corporate Resource Management (CRM)

Mais Uma Aeronave Anfíbia na Amazônia: Chega o Caravan PS-CSW

Ministério do Turismo anuncia expansão histórica de voos internacionais a partir de Belém