DECEA promove treinamento para o Projeto Eco-Norte

DECEA promove treinamento para o Projeto Eco-Norte

DECEA ECO NORTE

DECEA tem como objetivo aprimorar o fluxo do tráfego aéreo, redução do tempo de voo, economia de combustível e diminuição da emissão de gás carbônico

 

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realiza, até o dia 21/03, o treinamento de Simulação em Tempo Real (STR) com o objetivo de validar a nova circulação da Terminal Manaus (TMA-MN).

A iniciativa visa ter uma avaliação dos controladores de tráfego aéreo do Controle de Aproximação de Manaus (APP-MN) sobre as mudanças propostas no espaço aéreo da região, para garantir maior eficiência no gerenciamento do tráfego e aprimorar a segurança operacional.

O treinamento, que teve início no dia 10/03, nas instalações do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Eduardo Gomes (DTCEA-EG), conta com a participação de militares do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), além de profissionais do DTCEA-EG.

Durante o treinamento, diversos cenários são simulados, incluindo a projeção de um aumento de até 120% na demanda atual e condições mais complexas de tráfego aéreo. “O objetivo das simulações é avaliar a eficiência das novas trajetórias e, se necessário, realizar ajustes que garantam a fluidez e a segurança da nova circulação da Terminal Manaus. Os testes são fundamentais para observar o comportamento da nova circulação da TMA Manaus e propor aprimoramentos para assegurar a segurança e a fluidez das operações aéreas”, explicou o Gerente de Simulação do Projeto Eco-Norte, Tenente Ricardo do Sul Milholi da Silva.

Treinamento de Simulação em Tempo Real Benefícios

As mudanças propostas para a TMA Manaus estão alinhadas às alterações previstas na Terminal Belém (TMA-BE), considerando a realização da COP 30, em novembro de 2025. A otimização das trajetórias visa não apenas aprimorar o fluxo do tráfego aéreo, mas também reduzir a emissão de poluentes, tornando o espaço aéreo brasileiro mais sustentável. O treinamento permite a análise de fatores, como a eficiência das trajetórias de saída e chegada, tomada de decisão e aplicação de novos procedimentos operacionais, consolidando um plano de ação para a implementação da nova estrutura operacional.

Treinamento de Simulação em Tempo Real

 Ação conjunta

Cada organização envolvida desempenha um papel fundamental na reestruturação da TMA Manaus. O CGNA coordena a simulação e a avaliação dos impactos operacionais no fluxo de tráfego aéreo, enquanto o ICA é o responsável pela nova concepção da estrutura do espaço aéreo, além da atualização das cartas aeronáuticas, essenciais para a navegação. O CINDACTA IV e o DTCEA-EG participam ativamente das simulações, garantindo a integração dos novos conceitos aos procedimentos já existentes.

As principais mudanças incluem a reorganização das trajetórias de chegada e saída, a implementação de novos procedimentos de navegação aérea e a reorganização dos corredores visuais. Com essas medidas, espera-se uma maior capacidade de gerenciamento do tráfego aéreo, além de uma redução da carga de trabalho dos controladores.

A nova circulação da TMA Manaus proporcionará benefícios diretos, como maior eficiência no gerenciamento do tráfego, redução de atrasos, otimização do consumo de combustível e menor impacto ambiental. As companhias aéreas também serão favorecidas com trajetórias mais diretas e previsíveis, garantindo maior segurança e eficiência operacional.

A implementação das novas configurações está programada para o dia 07 de agosto de 2025, assegurando que a estrutura reformulada esteja plenamente operacional antes da COP 30. O Gerente do Projeto de Reestruturação da TMA Manaus, Capitão Bruno da Silveira Topini, ressaltou a importância do treinamento. “A capacitação é essencial para garantir que todas as alterações no espaço aéreo sejam aplicadas de forma segura e eficiente, representando um avanço significativo para a aviação na região Norte”, pontuou.

Fotos: DECEA

Com informações da Asssessoria.

Gostou! então compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe seu comentário

Assuntos Relacionados

CINDACTA IV realiza reunião sobre o uso de drones no Festival de Parintins

‘Asinhas da Amazônia’ promove imersão indígena nos bastidores da aviação em Manaus

Governo do Amazonas anuncia conclusão da revitalização da área operacional do Aeroporto de Barcelos

FAB celebra o Dia do Especialista de Aeronáutica e homenageia profissionais

GOL confirma voos extras entre Manaus e Belém durante a COP30

4° BAvEX Recebe Chefe do Estado-Maior do Exército de Portugal na Amazônia