“Que jatinho é esse?” Moradores da Zona Norte de Manaus são surpreendidos por passagem baixa de jato da FAB

“Que jatinho é esse?” Moradores da Zona Norte de Manaus são surpreendidos por passagem baixa de jato da FAB

 

jato da fab
Imagens: Netto Silva /@nettosilva

Escute as conversas da torre de controle com o jato da FAB atualizando o status de funcionamento de sistema fundamental para aeronaves que operam no Aeroporto de Manaus. 

Na tarde desta quinta-feira (08), moradores da Zona Norte de Manaus ficaram surpresos com a passagem baixa de um jato da Força Aérea Brasileira (FAB), que chamou a atenção de quem estava nas proximidades do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A aeronave, um Legacy 500 – denominado como IU-50, fez uma inspeção importante no PAPI (Precision Approach Path Indicator) da pista 29 do aeroporto, um procedimento crucial para garantir a segurança aérea nas aproximações e pouso.

jato da fab
GEIV 04 partindo do Aeroporto de Manaus

O jato fez uma passagem baixa pela zona norte da capital amazonense por volta das 14h(horário local) , a pouco menos de mil pés, conforme o registro no FlightRadar24. A aeronave voou a uma altura surpreendente para quem observava no solo. O som do motor e a proximidade geraram grande curiosidade entre os moradores locais, que puderam testemunhar procedimento para garantir a segurança das operações aéreas em Manaus.

O Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV), é o responsável pela aeronave. O GEIV é uma unidade especializada da FAB, focada em realizar voos de verificação e manutenção dos sistemas de navegação aérea e procedimentos de aproximação. A inspeção do PAPI, um sistema de iluminação crucial para guiar os pilotos durante as aproximações de voo, é parte de um protocolo de segurança vital para a operação segura de aeronaves. Este procedimento assegura que a pista e os sistemas de sinalização estejam operando corretamente, garantindo a precisão das manobras aéreas, especialmente em condições de baixa visibilidade.

Após a inspeção, o GEIV solicitou autorização para alternar para o aeródromo de Auaris (SWBV), como parte de um procedimento padrão, e seguiu viagem. Ao final da tarde, a aeronave retornou ao aeroporto de Manaus. 

Ouça abaixo as conversas entre o GEIV e a torre de controle, que atestam as características satisfatórias de funcionamento do sistema: 

Gostou! então compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe seu comentário

Assuntos Relacionados

CINDACTA IV realiza reunião sobre o uso de drones no Festival de Parintins

Acre avança com tecnologia para monitoramento climático e controle do espaço aéreo na região amazônica

SW-51 Mustang na Amazônia: o legado do P-51 renasce em fibra de carbono

Copa anuncia que terá voos diários entre Manaus e Cidade do Panamá a partir de junho

Teatro Amazonas Brilha em Novo Trailer do Flight Simulator

Base Aérea de Manaus sedia Exercício Operacional de Evacuação Aeromédica até o dia 16/05