Na última quinta-feira (17), o projeto ‘Asinhas da Amazônia’ proporcionou uma experiência inesquecível para 30 crianças indígenas da comunidade Parque das Tribos, em Manaus. A iniciativa, criada pela Aviação Amazônia em parceria com o Aeroclube do Amazonas, a Pioneiro Combustíveis e a empresa Cleiton Táxi Aéreo, tem como objetivo aproximar jovens da aviação regional, despertando sonhos e criando conexões com esse universo fascinante.
Durante a visita, as crianças puderam explorar os bastidores da aviação local, conhecendo de perto as operações do Aeroclube do Amazonas (ACA) — uma das instituições mais tradicionais do setor no Estado. O presidente do ACA, Cassiano Ouroso, foi o anfitrião da atividade e destacou a relevância de ações como essa. ”A formação de pilotos aqui é um respaldo essencial para a sociedade. É no Aeroclube que muitos aviadores começam suas carreiras. Receber essas crianças indígenas é, acima de tudo, plantar sementes de futuro”, destaca Ouroso.
A Pioneiro Combustíveis principal apoiadora da iniciativa, representada por Monika Tambke, também esteve presente na programação e reforçou seu comprometimento com iniciativas de inclusão e valorização da diversidade.”Acreditamos que apoiar projetos como o Asinhas da Amazônia é investir não só no futuro da aviação, mas também na construção de uma sociedade mais justa e inspiradora”, enfatiza Tambke.
Outro momento especial foi a visita à base da Cleiton Táxi Aéreo, que gentilmente disponibilizou seu espaço para que as crianças pudessem conhecer aeronaves, aprender sobre os processos operacionais e registrar o momento com fotos nas aeronaves.
A participação das famílias e líderes do Parque das Tribos foi fundamental para tornar essa edição ainda mais especial. A comunidade, localizada no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, é considerada o primeiro bairro indígena urbano da cidade e abriga aproximadamente 2.500 indígenas de mais de 30 etnias distintas. É um território de resistência, cultura viva e união dos povos originários.
O projeto Asinhas da Amazônia segue reforçando o compromisso da Aviação Amazônia com o desenvolvimento social, a valorização da diversidade e o incentivo ao protagonismo de crianças e jovens da região.